quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como flagrar um mentiroso

SUPERMANUAL COMO FLAGRAR UM MENTIROSO


#A FACE DA VERDADE

O psicólogo americano Paul Ekman descobriu que o rosto faz 43 movimentos diferentes. Conhecê-los nos permite fazer uma leitura facial. As sobrancelhas de um cascateiro, por exemplo, se arqueiam para mudar a percepção que se tem dele. E os lábios, sob efeito do estresse, se tencionam.


#REPITA A PERGUNTA

Quanto mais verdadeira a história, mais detalhes ela precisa ter. Em interrogatórios, é comum deixar o suspeito sozinho por uma hora e retornar com as mesmas dúvidas, à espera de contradições. A técnica é simples: perguntar sobre detalhes e pedir para o suspeito contar várias vezes a mesma história.

#OUÇA A VOZ


Quem deve teme - e a voz mostra o tamanho do débito. Procure pelos seguintes sinais: gaguejadas, volume muito baixo e sons como `hum´, `hã´, `ééé´. São indícios de que o sujeito está tendo dificuldades, pensando no que diz.



#OLHE OS MEMBROS DE BAIXO

Nossa consciência corporal costuma se restringir aos membros superiores. Lá embaixo, esquecemos de controlar per nas e pés, bons termômetros para captar sinais de tensão da mentira. Repare se eles balançam ou batem no chão.


#MIRE NOS OLHOS

Desviar o olhar indica fuga da conversa - e é aí que você enxerga uma cascata. O estresse também faz com que os olhos pisquem mais rápido e fiquem mais abertos, demonstrando tensão.

#SINTA TENSÃO

Mentir nos inquieta - é o cérebro tentando fugir do que está acontecendo.Veja se é assim que seu interlocutor se comporta. Contrair as mãos, coçar o queixo, morder o lábio e roer unhas são indícios de que há um cascateiro na sala.




     Lembre-se: Todos os sinais da mentira são uma forma de estresse, mas nem todas as reações ao estresse são prova de que alguém está mentindo. E, é claro, existem caras-de-pau capazes de mentir sem deixar rastros. Esses são os mais perigosos - cuidado para não casar com um (ou uma)!


Fontes: A Verdade Sobre a Mentira, de Stan B. Walters (Editora Best Seller), e Carlos Henrique Taparelli, investigador classe especial da Polícia Civil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário